Tem um e-book grátis que vai falar tudinho pra você sobre os nossos cães vira-latinhas. Link neste blog.

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

Escolha seu idioma - Select your language - Elija su lengua

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Seu animal foi atacado por insetos. E agora?

Inchaço e dor intensa são sintomas causados
por picadas de insetos e mesmo de cobra

O assunto de hoje é muito sério. Durante a sessão de fotos no parquinho dos cachorros, onde nossas editoras Pepê e Flor, brincavam e eram fotografadas, presenciamos uma cena bastante angustiante e triste. Uma cadelinha que estava ali cheirando tudo e correndo pela grama foi atacada por um enxame de marimbondos. Os insetos grudaram na cachorrinha que chorava e gania desesperada. Sua tutora correu para ajudá-la, espantando os marimbondos e começou a retirar os ferrões. E dali foram direto para o veterinário.

Camila Lommez (foto:
arquivo Facebook)

De acordo com as orientações da veterinária Camila Lommez, da Clínica Sam Vet, em Belo Horizonte, a atitude da tutora estava correta. “O ideal é retirar o ferrão antes de inchar porque é mais fácil”, aconselhou a vet. Se os ferrões não forem retirados, ela ressalta, o animal pode ter uma reação inflamatória séria.
Nem todos os animais terão uma reação alérgica às picadas de insetos. Além disso, sintomas de alergia também dependerão, segundo Camila, da quantidade de picadas e do tipo de inseto.

Sintomas - Dentre os sintomas que os animais atacados pelos enxames, a veterinária aponta os edemas (inchaços no local), dor intensa e, o mais grave, insuficiência respiratória que é provocada   pelo fechamento da garganta em virtude do processo de inchaço. Se a picada for nas patas, lembra Camila, o animal pode não apoiá-las no chão enquanto persistirem os sintomas de dor e inchaço. Também pode desencadear febre, acrescenta a veterinária. Portanto, ao menor sinal desses sintomas, leve o seu animal logo ao veterinário para que seja iniciado os tratamentos pertinentes e mesmo a prescrição de algum antialérgico.

Cobra – Em casos de picadas de cobras, o socorro veterinário ao animal atacado deve ser o mais breve possível. Imediato, ressalta Camila Lommez. O animal, ela orienta, deverá tomar soro antiofídico.


Picadas de cobra exigem atendimento imediato porque as lesões são muito sérias. Dependendo do tipo de veneno, o local pode sofrer necrose e causar a perda do tecido ou do membro lesionado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Bichos de Companhia agradece o seu contato. Em breve, enviaremos sua resposta.